123

Lote 164 • 1º dia

123

Leilão 192 - Leilão Coleção Maria Helena V.de Macedo Soares Guimarães (1927/2021), e outros.

MILLA MINHAVA (Maricá, RJ)

“Meninas”.

Duas figuras de cerâmica. Assinadas.
Ao olhar para uma escultura feita por Milla Minhava tem-se a impressão de que a qualquer momento a figura irá se mover e falar. A artista popular, especialista em cerâmica terracota, tem peças comercializadas em várias cidades do Rio. Em 2010, representou o Brasil na Exposição de Nações em Xangai, na China; e suas esculturas em argila já foram presenteadas a personalidades mundiais como Danielle Mitterrand, viúva do ex-presidente francês François Mitterrand, e a cantora Madonna.

"Tropecei no barro". Desta forma Milla resume o início da carreira. Conta que teve depressão depois de ficar viúva, e mudar de Magé para Maricá. "Me vi apenas com o céu e o mar. Não tinha vizinhos e o barulho dos cavalos no terreno me atemorizava", lembra. Sentido-se só, esta portuguesa nascida na cidade do Porto buscou inspiração em aulas de artesanato, no centro de Maricá. Foi em 1999. E apenas uma boneca de argila saída de suas mãos foi suficiente para que seu talento surpreendesse. Milla passou a desenvolver o trabalho de forma autodidata, experimentando o forno elétrico no lugar do tradicional barro queimado na lenha.

Com simplicidade, a artesã diz não gostar de ser chamada de artista. E abre exceção apenas se o título tiver o complemento "popular". Considera um dom divino a mágica de transformar argila em arte. Suas criações são de mães amamentando, mulheres gordinhas de maiô. E lindas bonecas, com todos os detalhes possíveis do universo feminino. A artesã revela ter apenas duas pretensões. Viver até o fim dos seus dias em Maricá e com as mãos no barro. "Virou um vício, um vício do bem, não é?!"

Suas obras já foram para as cidades de São Paulo, Campinas, Outro Preto, Fortaleza, entre outras. Uma delas, a escultura de um menino com uma bola e um cachorro a seus pés, foi para Londres, na Inglaterra, para representar o artesanato brasileiro nas Olimpíadas. O trabalho, assim como demais obras de outros artistas brasileiros enviadas à capital, fazem parte de exposição permanente na embaixada brasileira em Londres.


25 cm

17 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Média 4.9 estrelas
Histórico transparente
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 956 lotes »

Ver todos os 956 lotes »